Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

À margem da margem

2025; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Issue: 33 Linguagem: Português

10.23925/1983-4373.2024i33p383-400

ISSN

1983-4373

Autores

Graciele de Fátima Amaral, Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A poesia, por seu caráter subjetivo, tem grande potência responsiva; ou seja, é possível compreender determinado tempo por meio da sua leitura: há respostas na poesia. O movimento nominado geração beat foi precursor da poesia marginal que, por sua vez, deu visibilidade a outros gêneros tal qual a poesia slam. No entanto, apesar dos escritos revolucionários, é possível perceber que a produção da geração beat é de escritores (no masculino). Há, portanto, uma lacuna na história relativa às escritoras (no feminino). O movimento conhecido como Poetry Slam (Poesia Slam) é o nome dado às competições de poesia falada oriundas da produção autoral da periferia e da poesia marginal. O objetivo principal deste estudo é o de dar visibilidade literária às poetas da geração beat (representadas por Elise Cowen) e da poesia slam paranaense no que diz respeito a pontos confluentes: a invisibilidade em detrimento de autores masculinos e as temáticas contundentes.

Referência(s)