O QUE CABE NO CURRÍCULO? ESTÁGIO DOCENTE, DES/APRENDIZAGENS E ITINERÁRIOS SENTIPENSANTES EM UMA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
10.12957/riae.2024.82860
ISSN2359-6856
AutoresCláudia Miranda, Carolina Romanazzi Freire, Monalisa Gomes de Lima Barros Cabral, Jackeline Moreira Análio,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste artigo é sobre outras andarilhagens curriculares a partir de uma perspectiva sentipensante que se fortaleceu no estágio docente na disciplina de Currículo, organizada por professoras (mestrandas, doutorandas e titular da disciplina), no primeiro semestre do ano de 2023, em uma universidade pública. O trabalho impulsionado dialogicamente emergiu nas idas e vindas exigidas pelo programa de pós-graduação em Educação e, desaguou no encontro com os grupos de estudantes de graduação. Aproximamo-nos das suas ideias sobre o que cabe no currículo, quando a orientação é mais intercultural e menos ancorada nas referências estáticas identificadas com o eurocentrismo. No conjunto, contamos com um total de vente e seis estudantes, de um total de trinta e sete matriculados. A metodologia incluiu entrevistas semiestruturadas e questionário. Apresentamos, aspectos das representações construídas sobre o modo como dialogam sobre suas impressões a respeito das temáticas abordadas, ao longo de uma travessia que definimos como sentipensante.
Referência(s)