Educação democrática: repensando a formação dos licenciandos na Faculdade de Educação da UFF com ênfase nos direitos humanos
2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.12957/riae.2024.83360
ISSN2359-6856
AutoresEduardo Oliveira Ribeiro de Souza, Érika Elizabeth Vieira Frazão, Fernando de Araújo Penna, Viviane Merlim Moraes,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO trabalho aborda as perspectivas da criação da disciplina optativa de [Nome da Disciplina] na [Nome da Instituição], surgida a partir de debates entre professores vinculados ao [Nome do Grupo de Pesquisa]. Com carga horária de 60 horas, o curso visa discutir os conceitos de educação e democracia, contextualizar as opressões estruturais na sociedade brasileira e examinar ameaças recentes à educação democrática no país. Além disso, são abordadas práticas para promover a ampliação da densidade democrática em comunidades educativas, considerando temas como movimentos sociais, inclusão, gênero e sexualidade. A disciplina se diferencia de experiências anteriores ao incorporar a interseccionalidade como metodologia, reconhecendo as múltiplas identidades dos envolvidos no processo educativo. Os principais resultados ressaltaram a importância de manter a oferta da disciplina para os estudantes de graduação, bem como ampliar o debate para os profissionais da educação que trabalham nas redes públicas de ensino. Esse debate está sendo expandido com a criação de um curso de pós-graduação lato sensu e atividades de extensão universitária.
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