Aplicação da enzima catalase no ensino superior de bioquímica utilizando planejamento experimental
2025; Brazilian Journal of Development; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34117/bjdv11n1-020
ISSN2525-8761
AutoresFernando Alves, Andreia de Oliveira Massulo, Patrícia Cintra, Jeniffer Michelline de Oliveira Custódio, Lucas de Melo da Silva,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoOs cursos da área de saúde possuem uma disciplina em comum, a bioquímica, que é uma matéria ofertada no ciclo básico. Essa disciplina é responsável pelo estudo das estruturas das macromoléculas como proteínas, lipídeos, polissacarídeos e catálise enzimática. O objetivo da pesquisa foi estudar a eficiência enzimática da catalase na degradação do peróxido de hidrogênio (H2O2), com o desenvolvimento da metodologia analítica na determinação do H2O2 com o metavanadato e aplicação em aula prática de bioquímica para o ensino superior. A eficiência enzimática da catalase foi pesquisada a partir da reação de metavanadato com H2O2 formando o cátion peroxovanádio, quantificado por análise de espectrofotômetro V-Visível em 452,5nm. Assim, foram estudadas as variáveis: quantidade de catalase (Catalase, 200 mg L-1) e pH (solução tampão 4, 7 e 10). Para a análise estatística aplicou-se o planejamento experimental uma técnica multivariada. Foi evidenciado que as variáveis quantidade de catalase e pH foram significativas estatisticamente (p<0,05). Neste sentido, foi observado que a catalase teve menor eficiência em pH ácido (pH 4), quando comparado com o pH 10 (básico) com experimentos: (i) pH 4,0 com volume adicionado de 200 µL, decompôs 4,4% H2O2; Enquanto (ii) pH 10,0 com volume adicionado de 200 µL, degradou 88,9% H2O2. Esse é um experimento rápido que pode ser aplicado em aula prática de forma qualitativa e ou quantitativa. Portanto, foi possível adaptar a metodologia na determinação do H2O2 para a realização de estudo de eficiência enzimática em aplicação do ensino de bioquímica.
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