A emergência de uma didática da literatura na Base Nacional Comum Curricular
2024; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.30620/gz.v12n2.p179
ISSN2318-7085
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste texto descreve a arquitetura do ensino de literatura na Base Nacional Comum Curricular, documento normativo que estabelece as aprendizagens obrigatórias para todos os estudantes do país, com o objetivo de compreender como a teoria didática curricular delineada no documento articula as diferentes perspectivas de abordagem do texto literário com a pedagogia das competências e a concepção enunciativo-discursiva de linguagem. No documento, a literatura se situa no campo de atuação artístico-literário, que atravessa toda a educação básica e estabelece habilidades situadas nos eixos da leitura, análise linguística/semiótica, oralidade e produção textual, com base numa seleção de gêneros textuais literários. Constatou-se que essa é uma proposta de organização curricular que rompe parcialmente com as abordagens tradicional e moderna do ensino de literatura, ao mesmo tempo em que Incorpora importantes elementos da crítica pós-moderna.
Referência(s)