Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Livro escolar de ensino religioso como cultura material da escola: Licções da História Santa (1874-1882)

2024; National History Association; Volume: 17; Issue: 51 Linguagem: Português

10.18764/1983-2850v17n51.2024.32

ISSN

1983-2850

Autores

Rafael Blume Pereira de Almeida, Samuel Luís Velázquez Castellanos, Samuel Luís Velázquez Castellanos,

Tópico(s)

History of Colonial Brazil

Resumo

Neste artigo aponta-se o livro escolar de ensino religioso Licções da História Santa como objeto da cultura material escolar adotado nas escolas primárias da província do Maranhão no período compreendido entre suas duas publicações (1874 a 1882). Utilizam-se os pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, e as pesquisas bibliográfica e documental, abordando-se a história do objeto na sua materialidade enquanto forma, estrutura, frequência e dispositivo em uso para verificar-se as representações a respeito deste livro escolar via documentação, os interesses em jogo sobre este artefato, assim como as disputas implícitas na sua produção, indicação e circulação. Verifica-se como o ensino religioso via livro escolar reflete as intenções moralizadoras e civilizatórias do Estado e da Igreja Católica, servindo de ferramenta para catequizar a sociedade brasileira, para garantir a economia moral da criança via práticas pedagógicas e para disciplinar corpos e mentes haja vista sua concepção, produção e consumo.

Referência(s)