Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

À SOMBRA DAS MANGUEIRAS: andarilhagem das ideias freireanas e a formação docente no interior do Acre

2025; Universidade Fedal do Oeste do Pará; Volume: 15; Linguagem: Português

10.24065/re.v15i1.2693

ISSN

2237-9460

Autores

Maria Aldecy Rodrigues de Lima, Cleidson de Jesus Rocha, Jussara Oliveira de Souza,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo relata as vivências do Estágio Supervisionado III (Educação de Jovens e Adultos em processo de alfabetização), com acadêmicos do Parfor, curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta. A experiência se realizou embaixo de mangueiras, na comunidade Foz do Arara, às margens do rio Amônia, município de Marechal Thaumaturgo/AC. A tradicional sala de aula deu lugar à possibilidade de inovar práticas, ressignificando o espaço de ensinagem com os futuros pedagogos. O método de realização da ação foi o etnográfico, com viés qualitativo. O campo da pesquisa emoldurou-se pelo verde da floresta e pelo movimento de idas e vindas dos barcos que deslizam sobre as águas barrentas do rio. O referencial de análise sustenta-se em Freire (2003; 2023) que considera o diálogo como um método dinâmico no processo de construção de conhecimento, encorajando os acadêmicos a exercitarem a curiosidade, refazendo-se, para construir possibilidades educativas nas comunidades isoladas do interior do Acre. A experiência viabilizou a produção de recursos didáticos que podem ser usados no cotidiano da prática docente desses(as) professores(as) nas comunidades ribeirinhas onde atuam. Além disso, houve a viabilidade de recriar e refazer a docência enquanto exercício constante de aprendizagem, problematizado a metodologia tradicional (dedutiva), ao tempo que se refletia sobre a metodologia dialética (indutiva) com base em Paulo Freire, testando habilidades, produzindo conhecimento, prezando pelas construções coletivas e o saber dos estudantes.

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