O método Kanban na gestão de serviços de inteligência artificial e ciência de dados
2024; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5433/2317-4390.2024v13n1p21
ISSN2317-4390
AutoresJunilson Pereira Souza, Patrícia Nascimento Silva,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoObjetivo: O método Kanban é uma abordagem fortemente centrada no fluxo de informação para gestão de projetos, podendo ser adotado no desenvolvimento de produtos e serviços informacionais. Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar uma proposta de utilização do método Kanban, como referência para melhoria dos fluxos de informação sobre demandas, por uma unidade especializada em serviços de inteligência artificial e ciência de dados de uma empresa pública de tecnologia da informação.Metodologia: Com natureza descritiva e exploratória, utilizou da pesquisa documental e da observação direta para relatar a melhoria das atividades desenvolvidas, a partir da gestão de mudanças apoiadas no Kanban. A proposta desenvolvida utilizou métricas centrais do kanban: lead time, taxa de entrega (vazão) e work in progress (WIP), apresentadas em painéis, com dados coletados entre agosto de 2020 e julho de 2023.Resultados: Os painéis produzidos permitiram identificar dificuldades e mapear pontos de atenção para adequação e ajustes nos processos de trabalho. A iniciativa teve início em agosto de 2023 e já obteve resultados positivos ao longo da adoção na unidade, o que inspirou a replicação em outras unidades parceiras dentro da mesma organização. Conclusões: A adoção de práticas do Kanban permitiu um melhor entendimento na natureza do serviço e apoiou a tomada de decisões práticas, acionáveis e baseadas em evidências. Apesar de ainda estar em andamento, a proposta já atingiu os objetivos iniciais. Como trabalhos futuros e após conclusão e aprovação do projeto, espera-se que o método seja adaptado para toda a organização.
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