Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Considerações acerca da inserção de elementos relacionados ao universo do trompete popular no ensino superior público brasileiro

2025; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 31; Linguagem: Português

10.20504/opus2025.31.02

ISSN

1517-7017

Autores

Marcelo Rocha dos Passos, Paulo Adriano Ronqui,

Tópico(s)

Music Education and Analysis

Resumo

São apresentadas neste artigo algumas considerações acerca da inserção de elementos relacionados ao universo do trompete popular no ensino público superior. Para tanto, buscou-se identificar as principais abordagens de ensino utilizadas e averiguar se aspectos pertinentes à música popular são (efetivamente) contemplados por docentes do trompete em cursos de bacharelado e/ou licenciatura no país. Por meio de um questionário endereçado a 17 professores, verificou-se que o ensino desse instrumento nas instituições investigadas tem sido realizado, sobretudo, sob a perspectiva do desenvolvimento de habilidades técnico-interpretativas para a execução de repertório da música de concerto. Verificou-se que uma considerável parcela dos professores entrevistados flexibiliza o conteúdo de trabalho propondo, de forma sucinta, elementos pertinentes ao jazz e alguns segmentos compreendidos na música popular realizada no Brasil. Entretanto, foi constatado que, nos cursos e instituições pesquisados, as abordagens utilizadas ainda são insuficientes para o ensino desse segmento de repertório ao trompete. Tendo em vista as referidas constatações, coube aos autores conjecturar razões para a existência de tal fenômeno, apresentar reflexões e sugerir possibilidades para a adequação do ensino e aprendizagem do trompete em nível superior tendo a música popular como premissa de trabalho.

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