Artigo Acesso aberto

Os efeitos dos jogos cooperativos na motivação dos alunos nas aulas de educação física de acordo com a teoria da autodeterminação

2025; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 12 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n12-317

ISSN

1696-8352

Autores

C. L. Felix, Nair Correia Salgado de Azevedo,

Tópico(s)

Youth Development and Social Support

Resumo

Esta pesquisa de mestrado foi realizada junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF, Linha de Pesquisa 2: “Abordagens Metodológicas e processos de ensino e aprendizagem”, da Faculdade de Ciências e Tecnologias “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, Campus de Presidente Prudente/SP e parte de reflexões acerca da necessidade de compreender os efeitos dos Jogos Cooperativos na motivação dos alunos em participarem das aulas de educação física. O objetivo desse estudo buscou analisar os efeitos dos jogos cooperativos na motivação dos alunos nas aulas de Educação Física, à luz da Teoria da Autodeterminação, visando compreender como estes jogos podem influenciar na motivação intrínseca dos estudantes. Caracterizada como uma pesquisa do tipo Quanti-Quali, usou de abordagens Quantitativas e Qualitativas após aprovação pelo Comitê de Ética – CEP da Faculdade de Ciências e Tecnologia / FCT, da Universidade Estadual Paulista / UNESP. A investigação ocorreu em um grupo de 120 alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública no município de Álvares Machado, interior do estado de São Paulo, por meio da aplicação de questionários que foram respondidos pelos alunos a respeito, dentre outras questões, sobre o seu nível de motivação intrínseca. Foi possível concluir que os jogos cooperativos atuam de forma relevante para o aumento da motivação intrínseca, sendo capaz de atuar positivamente nas propostas da Educação Física escolar, causando o senso de pertencimento social entre os alunos, atuando de forma significativa para o aumento do interesse dos estudantes nessa disciplina.

Referência(s)