Estratégias utilizadas na adesão de gestantes em exames pré-natais: revisão integrativa
2025; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55905/cuadv17n1-048
ISSN1989-4155
AutoresLarissa Pereira Braido, Camila Martins Trevisan, G. Gasparotto, Brenda Letícia de Castro Oliveira, Vitória Júlia Jerônimo, Cláudia Camargo de Carvalho Vormittag, Eluana Maria Cristofaro Reis, Danyelle Cristine Marini,
Tópico(s)Injury Epidemiology and Prevention
ResumoA gravidez implica mudanças significativas, tanto físicas quanto emocionais, exigindo uma avaliação clínica minuciosa para identificar precocemente possíveis complicações para a mãe e o feto. Os exames pré-natais são essenciais para essa vigilância, capacitando os profissionais de saúde a agirem diante de complicações. No entanto, a adesão a esses exames muitas vezes é insuficiente. O objetivo deste trabalho é analisar quais são as estratégias de educação mais eficientes utilizadas para aumentar a adesão de gestantes em exames do pré-natal. O método utilizado foi a de revisão integrativa em estudos disponíveis nas plataformas SCIELO, PUBMED E BVS, durante um período de 5 anos, entre 2019 e 2024. Os descritores utilizados foram gestantes, educação pré-natal e cooperação do paciente. Mediante a avaliação de cada artigo selecionado, a conclusão é que adotar uma abordagem holística que leve em conta a diversidade cultural é fundamental, bem como as necessidades socioeconômicas e o impacto das tecnologias emergentes. Implementar estratégias personalizadas para diversos contextos e grupos pode ajudar a reduzir desigualdades e melhorar os resultados de saúde materna. É crucial continuar investindo em pesquisa e inovação nos métodos de educação e acesso para assegurar que todas as gestantes recebam o suporte necessário para uma gravidez saudável.
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