Desenvolvimento Do Pensamento Computacional No Ensino Básico: Análise Dos Efeitos Do Ensino De Lógica De Programação No Raciocínio Lógico Matemático De Alunos Do 8° Ano

2024; International Organization Of Scientific Research (IOSR); Volume: 26; Issue: 12 Linguagem: Português

10.9790/487x-2612151018

ISSN

2319-7668

Autores

K. Carneiro, Juliano Milton Kruger,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O raciocínio lógico é um dos componentes essenciais para um bom desenvolvimento do ser nas mais diversas áreas do conhecimento. Por definição, é um processo de estruturação do pensamento que, de acordo com as normas lógicas, permite chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema. A matemática é a área de conhecimento que mais se utiliza deste fundamento. Em comum a isso, o desenvolvimento de softwares também se integra a este componente. Para se criar e aprimorar programas, o desenvolvedor deve ter como capacidade primordial a de elaborar soluções através de conceitos que se ligam através de enlaces lógicos. A elaboração de um código é puramente a junção de diversas palavras-chaves que irão desencadear funções através de um raciocínio lógico realizado pela máquina. É possível então relacionar os aprendizados da lógica de programação com o aprimoramento do raciocínio lógico matemático de diversas pessoas. Benefícios como aumento da criatividade, melhora no rendimento e facilidade na resolução de problemas são consequências importantes da integração destes saberes. O objetivo deste trabalho acadêmico foi demonstrar que a lógica de programação pode ser, além de ferramenta no desenvolvimento do pensamento computacional, uma porta de acesso à melhoria do raciocínio como um todo. Para isto foi aplicada uma pesquisa exploratória com alunos do ensino básico com a realização de avaliações e obtenção de dados para verificação dos resultados. Os resultados demonstraram que a introdução do ensino de lógica de programação proporcionou uma melhoria significativa no raciocínio lógico-matemático de 60% dos alunos avaliados, evidenciando o impacto positivo da metodologia aplicada. As atividades práticas, aliadas ao uso de ferramentas como Blockly e Portugol, não apenas facilitaram a compreensão dos conceitos, mas também estimularam o interesse dos estudantes pela área tecnológica, com alguns explorando os aprendizados além da sala de aula. A pesquisa concluiu que a lógica de programação é uma abordagem promissora para o desenvolvimento do pensamento computacional e do raciocínio lógico, especialmente no contexto do ensino básico. No entanto, desafios como infraestrutura limitada e o curto período de aplicação restringiram o potencial da iniciativa. Apesar disso, os benefícios observados destacam a relevância de investir em estratégias educacionais inovadoras que integrem tecnologia ao currículo escolar, promovendo habilidades essenciais para o século XXI

Referência(s)