JOGOS MATEMÁTICOS: UM PORTAL SIGNIFICATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS DOCENTES

2025; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.51891/rease.v11i1.17806

ISSN

2675-3375

Autores

Neurilene Silva Siqueira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente teve como objetivo geral analisar como a organização e sistematização da Feira de Matemática na Escola Dr. Aristófanes Bezerra de Castro contribuem para o aprimoramento das práticas educativas e a superação das dificuldades em matemática nas Séries Finais do Ensino Fundamental, especialmente através do uso de jogos matemáticos. Trata-se de um relato de experiência, baseado em pesquisa qualitativa que utilizou observação participante e análise documental. Os resultados revelaram que a Feira, através de sua organização estruturada e uso de jogos educativos, como o jogo de adição dos inteiros, a roleta da multiplicação e a plataforma Wordwall para operações com números inteiros, promoveu um ambiente de aprendizado mais dinâmico. Esses recursos facilitaram a contextualização dos conceitos matemáticos, tornando-os mais acessíveis e interessantes para os alunos. Além disso, os jogos matemáticos mostraram-se eficazes para superar dificuldades específicas, aumentar a motivação e engajamento dos estudantes, e desenvolver habilidades críticas e criativas. A feira também incentivou o trabalho em equipe e a cooperação, contribuindo para um ambiente educacional mais colaborativo e positivo. Em suma, a iniciativa evidenciou a importância de integrar atividades lúdicas no ensino da matemática para melhorar o desempenho e a atitude dos alunos em relação à disciplina.

Referência(s)