Avaliação dos conhecimentos sobre a saúde bucal de professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola públi-ca de Manaus – AM
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 12 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n12-184
ISSN1696-8352
AutoresAna Íris Pinheiro de Freitas, Bruna Souza, H. Queiroz, Yargilla Oliveira Santana, Natanael Santiago Pereira, Kleber Maia Pereira, Marisa Cristina Guimarães Rocha, Jefter Haad Ruiz da Silva,
Tópico(s)Environmental and biological studies
ResumoIntrodução: A saúde bucal nas escolas, apesar de ser amplamente abordada nos anos iniciais do ensino público, ainda é pouco difundida na grade curricular da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Objetivo: Avaliar o conhecimento sobre saúde bucal de alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua aplicabilidade na sala de aula de uma escola pública de Manaus – AM. Metodologia: Questionários foram aplicados com alunos e professores de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), contendo perguntas sobre conhecimentos em saúde bucal bem como a aplicabilidade desta temática na rotina escolar. Resultados: Dos 100 alunos entrevistados, 97% relataram acreditar na importância de escovar os dentes, mas apenas 45% entendem o conceito de placa bacteriana. Além disso, 67% afirmam conhecer o papel do flúor na prevenção da cárie. Sobre a inclusão de palestras e ações educativas na escola, 93% dos alunos manifestaram interesse. Em relação aos 08 professores entrevistados, 100% consideraram essencial trabalhar conteúdos sobre saúde bucal com os alunos, mas 66,67% nunca participaram de capacitações sobre o tema. Conclusão: Compreende-se que, embora alunos e professores reconheçam a importância de perpetuar bons hábitos de saúde bucal em sala de aula, a falta de capacitação de docentes ainda é uma fragilidade na consolidação de práticas salutares.
Referência(s)