Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Representação feminina nas propagandas de cerveja

2022; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 9; Issue: 16 Linguagem: Português

10.21882/ruc.v9i16.884

ISSN

2357-9870

Autores

Cláudia Rosa Acevedo, Camila Akemi Kakiuthi, Giovanna Yukie Takagi, Bruno Alves Catão,

Tópico(s)

Media, Gender, and Advertising

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o posicionamento das marcas de cerveja presentes no Brasil com relação à diversidade feminina e suas representações em comunicação nas publicações do Facebook. Como método, foi utilizado a análise de conteúdo, na qual foram selecionadas campanhas das marcas Skol, Heineken, Itaipava e Brahma, do período de 2015 a 2020. Buscamos verificar se a Skol, após sua polêmica campanha “Viva Redondo” de 2015, apresentou mudança em sua comunicação. Assim sendo, foi analisado também, o posicionamento das outras marcas para servirem como parâmetro de comparação, mostrando um declínio geral da sexualização da mulher na propaganda brasileira de cerveja.

Referência(s)
Altmetric
PlumX