Artigo Acesso aberto

Laboratório de educação matemática: espaço de diálogo, formação e prática do professor que ensina matemática

2025; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 18; Issue: 63 Linguagem: Português

10.55905/rdelosv18.n63-071

ISSN

1988-5245

Autores

Rodrigo Oliveira da Silva Santos, Maria Maroni Lopes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este texto discute aspectos de um estudo, o qual objetivou analisar as contribuições que o Laboratório de Educação Matemática (LEM) possibilita a formação e prática docente dos licenciandos em Matemática, e dos professores que ensinam matemática na rede básica. Especificamente, discentes de uma universidade pública no estado do Rio Grande do Norte – RN, e docentes da região do Seridó – RN. Para tanto, apoia-se em argumentos teóricos que tratam da formação do professor e do uso do LEM na formação destes profissionais. A construção e análises dos dados se deu por meio de atividades de extenção, entre estas: minicursos, oficinas e ciclos de estudos ofertados no LEM, além de entrevistas com discentes do curso de licenciatura da supracitada instituição de ensino, e docentes da educação básica. Em nossas conclusões, a interpretação do diálogo com os participantes dos eventos/ações extensionistas, e com os entrevistados apontam que o LEM é de grande importância ao longo da vida acadêmica dos licenciandos, bem como possibilita um trabalho significativo no processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação básica.

Referência(s)