Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Unidade de ensino potencialmente significativa: contribuições para o ensino de equações do primeiro grau com uma incógnita

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 19; Linguagem: Português

10.5007/1981-1322.2024.e100822

ISSN

1981-1322

Autores

Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Cleci Teresinha Werner da Rosa,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que visou identificar as contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a promoção da aprendizagem significativa de equações do primeiro grau com uma incógnita. A pesquisa foi realizada com um grupo de quinze estudantes de uma turma de sétimo ano do ensino fundamental de uma instituição pública da rede estadual do município de Passo Fundo/RS. Os dados foram coletados por meio de registros da professora-pesquisadora no diário de bordo e das atividades realizadas pelos estudantes. A análise dos dados, efetuada por meio da Análise de Conteúdo, demonstrou que atividades pensadas a partir dos preceitos das UEPS favoreceram a identificação dos conceitos subsunçores da área, a promoção da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa dos temas abordados, assim como a transferência dos conceitos estudados para diversos contextos.

Referência(s)