Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Algumas palavras inúteis sobre algumas ideias úteis ou como eu era um terrorista cultural feliz (e sabia)

2025; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 30; Issue: 48 Linguagem: Português

10.60001/ae.n48.10

ISSN

2448-3338

Autores

Texto de Fernando Torres, Tradução de Gabriela Mureb, E Gustavo Torres, Apresentação de Vijai Maia Patchineelam,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Escrito por Fernando Torres, A few useless words about some useful ideas or How I was a happy cultural terrorist (and knew it), relembra a trajetória do espaço Plano B, na Lapa, Rio de Janeiro, do qual foi o fundador. Ativo entre 2004 e 2013, Plano B foi um espaço autodependente de música experimental, noise, performance, arte sonora e outras manifestações artísticas sem lugar, que teve um papel importante de fomentar a cena experimental de som carioca e de alcance internacional. O texto é acompanhado deuma apresentação feita pelo artista pesquisador Vijai Maia Patchineelam, que descreve a colaboração com Fernando Torres e seu arquivo digital de mais de 300 gravações de apresentações ao vivo realizadas no Plano B. Essa colaboração, que gerou o lançamentode um LP, procura manter viva a memória do espaço que abrigou, além de shows, performances, palestras, cursos, projeções de filmes de inúmeros artistas brasileiros e estrangeiros, mas que sobretudo foi um espaço de convivência plural. Palavras-chave:Plano B, Lapa. Espaços independentes geridos por artistas. Práticas arquivistas. Arte sonora. Pesquisa artística. AbstractWritten by Fernando Torres, A few useless words about some useful ideas or How I was a happy cultural terrorist (and knew it) , recalls the trajectory of the Plano B space in Lapa, Rio de Janeiro, of which he was the founder. Active between 2004 and 2013, Plano B was a self-dependent space for experimental music, noise, performance, sound art and other weird and outsider artistic manifestations that played an important role in fostering Rio&experimental sound scene and its international reach. The text is accompanied by a presentation by research artist Vijai Maia Patchineelam, describing his collaboration with Fernando Torres and his digital archive of more than 300 recordings of live performances at Plano B. This collaboration, which led to the release of an LP, seeks to keep alive the memory of the space which hosted concerts, performances, lectures, courses and film screenings by countless Brazilian and foreignartists, and was above all a space for plural coexistence. Keywords:Plano B, Lapa. Independent spaces run by artists. Archival practices. Sound art. Artistic research.

Referência(s)
Altmetric
PlumX