Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Praça(s) aos nomes sem corpos

2025; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 30; Issue: 48 Linguagem: Português

10.60001/ae.n48.8

ISSN

2448-3338

Autores

Elilson Nascimento,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

Este ensaio reúne, em formato de textos transcritos, os cinco áudios que compuseram a instalação sonora Praça aos nomes sem corpos, integrante da exposição Contar o tempo, realizada em 2022 no Centro Maria Antônia da Universidade de São Paulo. A instalação, que ocupou um vão entre prédios denominado Praça sem Nome, era formada por uma placa de material reflexivo e cinco bancos em semicírculo, cada um contendo uma caixa de som acoplada. Nos áudios, textos escritos e gravados em espaços públicos de São Paulo sobre episódios da ditadura brasileira (1964-1985) ou desaparecidos políticos. Precedendo os textos, o ensaio é introduzido por algumas reflexões sobre memória, arte e política; além de proposições que nortearam a curadoria da referida exposição e a ideia de um “pensamento sonoro e político”, delineada pelo artista e teórico do som Brandon Labelle. Palavras-chave:Instalação sonora. Desaparecimento político. Memória política. AbstractThis essay presents the transcribed texts of the five audio recordings that made up the sound installation Praça aos nomes sem corpos (Square to the Names Without Bodies), part of the 2022 exhibition Contar o tempo (Telling Time) at the Centro Maria Antônia/ Universidade de São Paulo. The installation, situated in a space between buildings known as Praça sem Nome (Nameless Square), featured a reflective plaque and five semicircular benches, each equipped with a speaker. The recordings included texts that were written and recorded in public spaces across São Paulo, addressing episodes from the Brazilian dictatorship (1964-1985) or political disappearances. Preceding the texts, the essay opens with reflections on memory, art and politics; concepts that informed thecuratorship of the exhibition and introduces the idea of “sonic and political thought,” as articulated by sound artist and theorist Brandon Labelle. Keywords:Sound installation. Political disappearance. Political memory.

Referência(s)
Altmetric
PlumX