CONSTRUINDO CONHECIMENTO EM BOTÂNICA
2024; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.31512/encitec.v14i3.1658
ISSN2237-4450
AutoresJedson Raimundo Oliveira Silva, Cristiano Roberto Buzatto,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoApesar de as plantas fazerem parte do nosso cotidiano, ainda encontramos dificuldades em reconhecer sua importância, especialmente no ambiente escolar. Nesse contexto, apresentamos um produto educacional constituído por uma sequência didática para o Ensino Médio, visando abordagens renovadas em biologia vegetal e combatendo a “impercepção botânica” e o analfabetismo vegetal nas instituições escolares. Essa sequência didática fundamenta-se nos princípios da aprendizagem significativa de Ausubel. Nosso estudo teve como propósito analisar os benefícios de uma abordagem de ambientalização vegetal na escola, buscando incentivar e facilitar a compreensão da botânica. Os resultados evidenciam que o produto educacional desenvolvido pode contribuir para a promoção de uma aprendizagem significativa e crítica sobre o tema, destacando-se como uma ferramenta eficaz para engajar os alunos na exploração e compreensão do mundo vegetal.
Referência(s)