Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Programa Melhoria da Educação na rede municipal de Parauapebas/PA: implicações para a gestão educacional

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 9; Linguagem: Português

10.25053/redufor.v9.e14346

ISSN

2448-3583

Autores

Cristina da Silva Barros, Ariel Feldman,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O artigo analisa o Programa Melhoria da Educação, promovido pela Fundação Itaú Social, e sua implementação na rede municipal de ensino de Parauapebas, Pará, Brasil. A pesquisa busca compreender as implicações do Programa na gestão educacional da rede municipal. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, incluindo revisão bibliográfica e análise dos principais documentos elaborados pela Fundação Itaú Social durante o processo de implementação. O embasamento teórico fundamenta-se, principalmente, nos estudos de Adrião (2018), Freitas (2018) e Peroni e Caetano (2015), que discutem as parcerias público-privadas na gestão educacional. O estudo conclui que o Programa influenciou a gestão ao introduzir referenciais do setor privado como estratégias para melhorar os resultados educacionais e implementar um modelo gerencial.

Referência(s)
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