A educação de surdos e o ensino de arte no contexto da escola bilíngue
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5902/1984686x72147
ISSN1984-686X
AutoresRenan de Bastos Andrade, Eloíza Aparecida Silva Ávila de Matos, Renata da Silva Dessbesel,
Tópico(s)Subtitles and Audiovisual Media
ResumoO ensino de Arte, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresenta as quatro linguagens (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) de modo integrado e na perspectiva do lúdico. O estudo tem por objetivo analisar o ensino de Arte na educação de crianças surdas na perspectiva da escola bilíngue. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa. Participaram da pesquisa uma professora e sete alunos de uma escola bilíngue de surdos localizado no Paraná. Analisou-se os dados em uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação, entrevistas e aplicação de atividades, analisados sob a ótica da análise de conteúdo. Concluiu-se que o ensino de Arte, para os estudantes deve surdos deve ocorrer desde o início da sua escolarização, e por meio do ensino de Arte, encontrar uma forma de efetivar a sua comunicação, a sua demonstração de sentimentos e a construção de significados. Destaca-se a importância do ensino de Arte dentro das salas de aula de uma escola bilingue e o quanto essa disciplina tem a contribuir no que diz respeito ao desenvolvimento educacional dos estudantes surdos.
Referência(s)