Artigo Acesso aberto

A educação de surdos e o ensino de arte no contexto da escola bilíngue

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5902/1984686x72147

ISSN

1984-686X

Autores

Renan de Bastos Andrade, Eloíza Aparecida Silva Ávila de Matos, Renata da Silva Dessbesel,

Tópico(s)

Subtitles and Audiovisual Media

Resumo

O ensino de Arte, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresenta as quatro linguagens (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) de modo integrado e na perspectiva do lúdico. O estudo tem por objetivo analisar o ensino de Arte na educação de crianças surdas na perspectiva da escola bilíngue. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa. Participaram da pesquisa uma professora e sete alunos de uma escola bilíngue de surdos localizado no Paraná. Analisou-se os dados em uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação, entrevistas e aplicação de atividades, analisados sob a ótica da análise de conteúdo. Concluiu-se que o ensino de Arte, para os estudantes deve surdos deve ocorrer desde o início da sua escolarização, e por meio do ensino de Arte, encontrar uma forma de efetivar a sua comunicação, a sua demonstração de sentimentos e a construção de significados. Destaca-se a importância do ensino de Arte dentro das salas de aula de uma escola bilingue e o quanto essa disciplina tem a contribuir no que diz respeito ao desenvolvimento educacional dos estudantes surdos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX