Desenvolvimento de competências para a indústria 4.0 em ambiente educacional
2025; Editora Univates; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv22n1-083
ISSN1983-0882
AutoresChristine Lang, Julio Cesar Frantz, Eliane Kormann, Sidnei Gripa, Josely Cristiane Rosa,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoA Indústria 4.0 caracteriza-se pela integração de tecnologias de automação com o intuito de otimizar processos produtivos, aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais, elevando os padrões de qualidade. Nesse cenário, a robótica emerge como um elemento central, desempenhando um papel indispensável na produção industrial em larga escala. Este estudo investiga o uso da robótica como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades essenciais à Indústria 4.0, como a integração de equipamentos e conhecimentos em eletrônica e software, utilizando um robô educacional em atividades simuladas. O objetivo da pesquisa foi empregar conceitos robóticos em simulações industriais para promover a capacitação de conhecimentos em um ambiente educacional controlado. Foram constituídos dois grupos de participantes: o primeiro composto por alunos que cursaram robótica durante a graduação de Engenharia Mecânica, e o segundo formado por alunos do curso que não receberam essa formação. As oficinas utilizadas para conceituar os participantes, seguiram a seguinte estrutura metodológica: introdução aos conceitos robóticos e ao robô, seguida pela programação em blocos e simulação dos estudos de caso. No primeiro, simulou-se uma operação industrial de pick-and-place com uma garra de sucção a vácuo, replicando processos de paletização. O segundo estudo introduziu uma esteira transportadora e um sensor fotoelétrico. Após as oficinas, um questionário avaliou o impacto do conhecimento prévio em robótica e o aprendizado adquirido durante as atividades. Os resultados demonstraram que o grupo com conhecimento prévio apresentou maior facilidade na execução das tarefas; ainda assim, ambos os grupos avaliaram as oficinas de forma positiva.
Referência(s)