Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A disciplina escolar de química na província de Santa Catarina: década de 1850

2024; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 28; Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/135715

ISSN

2236-3459

Autores

Renato da Silva Custódio, Ademir Valdir dos Santos,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Resumo Analisa-se a constituição da Química como disciplina escolar na Província de Santa Catarina no decurso da década de 1850. São utilizados Relatórios de Presidência de Província e imprensa, juntamente de referenciais sobre processos históricos de criação e funcionamento de uma disciplina. Os resultados mostram que a Química emergiu no Ensino Secundário por meio da ação de docentes luteranos, especificamente no Liceu, num ambiente de conflitos entre católicos e conservadores e a presidência provincial, ente administrativo que atribuiu àquela instituição a formação científica da juventude para o progresso, em oposição à tradição humanista cristã. Detectamos também que na Biblioteca Provincial havia material com conteúdos de Química, o que pode ser vinculado aos demais saberes relacionados a esta ciência presentes em manuais e livros em circulação no Brasil no século XIX.

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