As propriedade específicas do conhecimento científico e seus determinantes para a organização acadêmica da educação física nos Estados Unidos (1960 a 1980)
2025; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55905/cuadv17n1-069
ISSN1989-4155
Autores Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO objetivo principal desse estudo foi identificar como diferentes grupos e movimentos buscaram constituir o ideal de disciplina acadêmica na educação física nos Estados Unidos a partir dos nos anos de 1960, compreendo suas propostas de organização estrutural. A pesquisa é de natureza qualitativa, com o uso da Análise de Conteúdo para categorização temática dos dados e de matriz conceitual bourdiana. A fonte documental foi o periódico Quest, com recorte temporal de 1963 até 1980 e uma amostra de 16 artigos. Conflitos de ideais entre grupos e agentes profissionais e acadêmicos surgiram a partir da visão do acontecimento e dos diferentes lugares sociais que ocupavam, apresentando constituição de distintas noções conceituais de disciplina acadêmica e formação profissional, utilizando estratégias para apropriação das propriedades específicas do conhecimento científico, utilizadas legitimar o poder de determinar as regras e normas científicas da Educação Física, estabelecendo, histórico e socialmente, novas práticas sociais cotidianas - novos hábitus.
Referência(s)