Vivências de aulas práticas supervisionadas de enfermagem no contexto perioperatório: relato de experiência
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 14; Linguagem: Português
10.5902/2179769287231
ISSN2179-7692
AutoresSabrina Lemes da Silva, Jheniffer de Andrade Barreto de Lima, DÉBORA FRANSCISCO DOS SANTOS, C. Lee, Marta Cossetin Costa,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoObjetivo: relatar as vivências de aulas práticas supervisionadas da disciplina de enfermagem perioperatória da graduação em enfermagem. Método: relato de experiência, desenvolvido nas aulas práticas supervisionadas de discentes do 3º ano da graduação em enfermagem, realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2023, em uma instituição hospitalar filantrópica de saúde da região sul do Brasil. Resultados: durante as aulas práticas supervisionadas foram acompanhadas cirurgias de diversas especialidades, majoritariamente em adultos, o que possibilitou apreender a organização estrutural; recursos humanos e materiais do centro cirúrgico; o processo de trabalho perioperatório; a relevância de atuação fundamentada em protocolos assistenciais para o cuidado de qualidade e seguro; e, execução de ações no momento anestésico-cirúrgico. Conclusão: as vivências de aulas práticas supervisionadas em enfermagem perioperatória são ferramentas potentes para aproximação teoria-prática, favorecem a ampliação e redirecionamento de habilidades e competências técnico-científicas e de comunicação do discente.
Referência(s)