
DESVENDANDO OS CINCO SENTIDOS DO CORPO HUMANO: UMA PROPOSTA DE AULA PRÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
2025; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.56083/rcv5n1-033
ISSN2764-7757
AutoresJoão Vitor da Silva, Jaqueline Inez de Santana, Joana Andresa Campelo Santos, Camilla Emanuella Borba Pereira, Maria Emília Oliveira de Carvalho, Aline Maria Rodrigues dos Santos, Jadyel Sherdelle Guedes do Nascimento, Isaque Bertoldo Santos da Silva, Flávia Ariane Santos de Lima, Thais da Silva Rezende, Larissa Santos, E.S. Silva, Thúlio Nilson do Nascimento Pereira, MARJORIE DE ARAÚJO VIAN PINHEIRO LIMA, W. M. Costa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO sistema sensorial é um conjunto de órgãos compostos por células especializadas em receber e processar estímulos externos por meio dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Compreender esse conteúdo é fundamental para que os estudantes entendam como o corpo humano interage com o ambiente e como esses estímulos influenciam reações e comportamentos distintos. Neste contexto, o presente artigo é um relato de experiência que aborda a aplicação de uma sequência didática sobre os cinco sentidos, com o objetivo de facilitar o entendimento do conteúdo por meio de atividades práticas realizadas na sala de aula. A sequência didática foi dividida em dois momentos: no primeiro, foi realizado um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do tema e, em seguida, uma aula teórica-dialogada sobre os cinco sentidos, na qual foram explanados conceitos-chave de forma contextualizada. No segundo momento, foram realizadas cinco dinâmicas, cada uma focada em um dos sentidos, utilizando materiais de fácil acesso e baixo custo. Os estudantes demonstraram-se participativos em ambos os momentos da sequência didática, responderam aos questionamentos feitos, fizeram perguntas e se envolveram nas dinâmicas propostas. Isso evidencia que a integração entre aulas teóricas e atividades práticas desperta o interesse dos estudantes e facilita a compreensão do conteúdo.
Referência(s)