Engagement estudantil: narrativas autobiográficas de um estudante do curso de pedagogia
2025; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí; Volume: 12; Issue: 30 Linguagem: Português
10.55028/pdres.v11i28.20687
ISSN2358-1840
AutoresDeividi Fernando Borges da Cunha, Fernanda Figueira Marquezan,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO estudo aborda o engagement estudantil no contexto do Curso de Pedagogia. Desse modo, definiu-se como problema de pesquisa: como o engagement estudantil repercute na formação de um estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Franciscana (UFN)? Com esse propósito, o objetivo geral da investigação buscou analisar o engagement na perspectiva do estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Franciscana, Santa Maria/RS. Especificamente, tem-se os seguintes objetivos: a) caracterizar o engagement estudantil no contexto da Educação Superior; b) reconhecer as concepções teórico-metodológicas que fundamentam a formação do estudante em Pedagogia; e c) identificar as políticas institucionais promotoras do engagement estudantil do Curso de Pedagogia; d) relacionar a trajetória pessoal acadêmica do autor às dimensões do engagement estudantil no ensino superior por meio do diário formativo. O estudo integra o Projeto de Pesquisa Interinstitucional entre a Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS, e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS, sobre Práticas Pedagógicas Inovadoras e Engagement Estudantil na Educação Básica e Superior. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico e apoiada no método autobiográfico. As narrativas autobiográficas foram produzidas a partir da escrita do Diário Formativo. Constatou-se que o engagement estudantil na Educação Superior se dá por meio da multidimensionalidade (cognitiva, comportamental, agêntica e emocional), o que qualifica a aprendizagem e a formação acadêmica e profissional.
Referência(s)