
Jogos digitais para auxiliar no processamento e organização de informações sensoriais no TEA: revisão integrativa
2025; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55905/oelv23n1-122
ISSN1696-8352
AutoresRichard Ribeiro Brancato de Souza, Juan Torres Fontes, Marina Falsoni, Maria Paula Marques, Mariana Gomes Amorim Coiahy, Sílvia Cristina Martini, Márcia Aparecida Silva Bissaco,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoObjetivo: Investigar se jogos digitais podem ser utilizados como ferramentas auxiliares no processamento e organização de informações sensoriais em indivíduos com TEA. Método: Revisão integrativa da literatura realizada de setembro de 2023 a Novembro de 2024, nas bases de dados Web of Science, PubMed, Lilacs e Scielo, utilizando descritores relacionados a TEA, jogos digitais e processamento sensorial. Foram incluídos estudos que abordassem a aplicação de jogos digitais para processamento sensorial em indivíduos com TEA e realizassem aplicação da ferramenta com o público-alvo. Resultados: Cinco estudos atenderam aos critérios de inclusão e exclusão e aos critérios de qualidade do MMAT. Os resultados demonstraram o potencial dos jogos digitais e dos sistemas de realidade virtual para avaliação e treinamento de habilidades de processamento sensorial, especialmente visual e tátil, em indivíduos com TEA. Essas intervenções se mostraram mais sensíveis e efetivas que os métodos tradicionais, embora limitações metodológicas sugiram a necessidade de novas pesquisas. Conclusão: Evidências preliminares apoiam o uso de jogos digitais como ferramentas auxiliares no processamento e organização de informações sensoriais em indivíduos com TEA. Pesquisas adicionais com amostras maiores, intervenções mais longas e medidas de generalização são identificadas como necessárias para estabelecer a eficácia e a aplicabilidade clínica dessas abordagens inovadoras.
Referência(s)