Manoel Santiago, teosofista

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/rhac.v5i2.19967

ISSN

2675-9829

Autores

Laíza de Oliveira Rodrigues,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O presente estudo examina o que se convencionou como a primeira fase da obra de Manoel Santiago (1897-1987), a partir das relações entre o interesse do pintor pela teosofia e sua produção visual. Com enfoque na demarcação estabelecida por Quirino Campofiorito (1902-1993), em 1958, investigamos a ascendência da doutrina sobre os trabalhos que o artista manauense enviou para o Salão oficial ao longo da década de 1920, mapeando, igualmente, o que escapa à baliza instituída pelo crítico. Por meio das interlocuções entre um referencial teosófico compartilhado, bem como o pensamento e soluções pictóricas elaboradas pelo artista, sugerimos uma sensibilidade comum.

Referência(s)