Literatura afro-brasileira: uma instância das linguagens para uma educação antirracista

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5902/2357797588450

ISSN

2357-7975

Autores

Marcílio de Souza Vieira, Josivando Ferreira da Cruz, Márcio Romeu Ribas de Oliveira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O estudo apresenta reflexões sobre educação, linguagens e literatura, especialmente literatura afro-brasileira. O objetivo deste é compartilhar algumas reflexões acerca da literatura afro-brasileira e suas influências na formação da identidade negra diante de um contexto de negacionismo identitário oriundo da colonização. O estudo é qualitativo e de cunho bibliográfico, sendo a base dissertativa composta por autores/as que dialogam acerca das temáticas supracitadas. As discussões atravessam o campo literário afro-brasileiro, que, por meio de suas narrativas, promove iniciativas de visibilidade e até mesmo denúncia das desigualdades sociais e raciais introduzidas e reproduzidas nas sociedades, as quais são geridas diante da lógica colonial. A partir das leituras e discussões, percebeu-se a relevância do campo literário enquanto instrumento de luta e resistência da negritude. Na literatura, pode-se introduzir realidades que estavam invisibilizadas socialmente diante da hipocrisia de um sistema de sociedade que se diz democrático e igualitário, no entanto, preza pela reprodução das desigualdades, de preconceitos, tais como o racismo. Notificou-se também que a formação das subjetividades deve ser ressignificada, passando a romper com a lógica dominante, a qual remete à ascensão do branco em função da regressão do negro. Ressalta-se, por fim, que iniciativas combativas são indispensáveis para o alcance de uma sociedade, ou melhor, de sociedades mais justas. É preciso referenciar e tornar objetivo os princípios humanos, para então, haver pessoas emancipadas junto aos seus pares.

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