Artigo Revisado por pares

O uso do cinema na educação em Psicologia: uma revisão integrativa da literatura

2025; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí; Volume: 12; Issue: 30 Linguagem: Português

10.55028/pdres.v12i30.21860

ISSN

2358-1840

Autores

Nathássia Matias de Medeiros, Karla Myllena Da Silva Gomes, Leonardo Mendes Mesquita, Giovanna Carbone Gabriel,

Tópico(s)

Film in Education and Therapy

Resumo

Este estudo investiga o uso do cinema como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na formação em Psicologia. Diante de um cenário que exige metodologias mais ativas e integradas no ensino superior, conforme apontado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Psicologia, o cinema surge como um recurso inovador capaz de ampliar a formação dos futuros psicólogos. A pesquisa tem como objetivo investigar a literatura científica sobre o uso do cinema como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem na formação do psicólogo. Com base em uma revisão integrativa de literatura, são analisadas teorias e práticas que evidenciam o potencial do cinema para o ensino de conceitos e teorias psicológicas, além de seu papel no desenvolvimento de habilidades profissionais fundamentais, como a empatia, o pensamento crítico e a análise contextual. Ao contribuir para preencher algumas lacunas existentes na literatura sobre o tema, este estudo busca consolidar o cinema como um recurso pedagógico relevante, enriquecendo o repertório acadêmico e oferecendo uma alternativa de aprendizagem que conecta teoria e prática. As conclusões apontam para a possibilidade do uso do cinema na facilitação do aprendizado ativo, ampliando os caminhos de compreensão dos futuros psicólogos e seu engajamento com as realidades humanas que enfrentarão em sua prática profissional.

Referência(s)