Artigo Acesso aberto

O papel do Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) na educação profissional e tecnológica: compreendendo a percepção dos diretores de ensino sobre suas atribuições e competências no contexto do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

2025; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/cuadv17n1-093

ISSN

1989-4155

Autores

Juliana de Cássia Maciel Silva, Ada Verônica de Novaes Nunes, Koenigsberg Lee Ribeiro de Andrade Lima, Rosângela Saraiva Carvalho, Rosangela Maria de Melo, Ivanildo José de Melo Filho,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo exploratório que teve como finalidade compreender a percepção dos diretores de ensino sobre suas atribuições e competências dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAE) no contexto do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O método aplicado foi guiado a partir de 03 (três) objetivos específicos e contou com a participação de diretores de ensino dos diferentes campi do IFPE. Os resultados evidenciam o entendimento ainda difuso sobre as atribuições desse profissional na Educação Profissional e Tecnológica. Entretanto, a investigação permitiu elencar possibilidades de contribuições, além de especificar um conjunto de indicativos para atuação dos TAE que podem ser considerados para o desenvolvimento de políticas institucionais.

Referência(s)