Educação Inclusiva: desafios e perspectivas na visão de professores de Matemática de Tabuleiro do Norte – CE
2024; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 9; Linguagem: Português
10.23926/rpd.2024.v9.e24025.id915
ISSN2526-2149
AutoresJ. Paz, Francisco Wagner Soares Oliveira, Otávio Paulino Lavor,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoPartindo de nosso contexto regional e de a educação especial e inclusiva estar cada vez mais presente no contexto educacional, expomos uma pesquisa que teve como objetivo apontar proposições para uma Educação Inclusiva a partir dos desafios e das perspectivas observadas por professores de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais da região de Tabuleiro do Norte - CE. Para tanto, fez-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, por meio da aplicação de um questionário. Dentre os desafios, tem-se: a necessidade de conhecimento na área da Educação Especial e Inclusiva; a falta de formações continuadas que contemplem o ensino da matemática no contexto inclusivo; e recursos não adaptados e/ou não direcionados ao ensino de matemática inclusiva; o distanciamento da família na escola. Como perspectivas, os professores apontam: formações continuadas voltadas para o ensino da matemática no contexto inclusivo; ampliação da equipe do NAPS; e investimento na infraestrutura das escolas.
Referência(s)