Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA NA SALA DE AULA: UM OLHAR CRÍTICO-SOCIAL PARA O TEXTO

2025; University of Lincoln; Volume: 11; Issue: 27 Linguagem: Português

10.17349/jmcv11n27-004

ISSN

2056-9793

Autores

Luiz Lima, Fabiana Carla Lopes de Lima, Giovanna Vitória Aragão de Almeida Santos, Raiany de Castro Souza Bernardes, Kátia Simone Mendonça Pionório Medrado, Maria Celma Vieira Santos, Susana Wesley da Silva Sena,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar os resultados de uma experiência de ensino-aprendizagem de leitura, na Educação Básica, na Escola de Referência em Ensino Médio Padre Manoel de Paiva Netto, localizada no Jardim Amazonas, Petrolina/PE. Frente ao fato de que o texto é materialidade discursiva com quem se interage para, a partir dele, proceder a uma análise crítico-reflexiva da realidade e posterior intervenção social, buscou-se, através de uma disciplina eletiva, criar condições para o estudante fosse capaz de realizar uma leitura nessa perspectiva. Para isso, através de uma disciplina eletiva, de duas horas semanais, e duração de seis meses, os estudantes vivenciaram a Tertúlia Literária Dialógica, em torno do livro “Na minha pele”, de Lázaro Ramos, a qual aborda questões étnico-raciais, destacando situações em que foi vítima de racismo – desde entrevistas de emprego até ações cotidianas, como sacar um dinheiro em um caixa eletrônico, além de discutir questões relativas à história do negro no Brasil, à escravidão, à cultura, à religião, à marginalização, ao racismo estrutural, etc. Durante os encontros, a partir das interações e intervenções, foi-se evidenciando o desenvolvimento de um olhar crítico-social para o texto, consolidado nos relatos orais e escritos, nas produções imagéticas, nos gestos de referenciações a outras obras – música “Olhos Coloridos”, interpretada por Sandra de Sá, e “Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro –, assim como na proposta de musical à comunidade escolar. Assim, no ambiente escolar, as práticas de multiletramento se efetivaram, estando alinhadas aos objetivos de aprendizagem presentes na BNCC. Para análise dos resultados, optou-se por uma abordagem qualitativa (GODOY, 1995), procedendo à descrição das materialidades.

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