Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ANÁLISE COMPARATIVA DO QUEIJO MINAS FRESCAL PRODUZIDO COM LEITE BOVINO E CAPRINO

2025; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.61164/remunom.v1i1.3404

ISSN

2178-6925

Autores

Stérffane Alves Ferreira, Rayane dos Santos Gonçalves, Wendy Andrade Meireles, Camila Pereira Neres, Emily Cristine da Silva Brito, Kharenn Gomes Barros, Eduarda Barros de Pinho, Jacqueline Seixas dos Santos, Clauber Rosanova, Otávio Cabral Neto, Fernando Morais Rodrigues,

Tópico(s)

Ruminant Nutrition and Digestive Physiology

Resumo

O queijo Minas frescal, amplamente apreciado no Brasil por sua textura suave e sabor leve, é produzido a partir de leite bovino ou caprino, cada um com características distintas que impactam diretamente a qualidade do produto final. O leite bovino, mais comum e com propriedades favoráveis à produção de queijos frescos, destaca-se pela ampla disponibilidade. Já o leite caprino, embora menos utilizado, oferece vantagens nutricionais, como maior digestibilidade e menor concentração de caseína, sendo uma alternativa para pessoas com intolerância ao leite bovino. Dessa forma, este estudo comparou a produção do queijo Minas frescal bovino e caprino, considerando aspectos sensoriais, físico-químicos e de aceitação pelo consumidor. O processo de fabricação seguiu etapas padrão, com leite pasteurizado de ambas as fontes e com a mesma metodologia. Os queijos foram avaliados em testes sensoriais realizados com 104 participantes e análise dos resultados revelou que o queijo Minas frescal bovino obteve maior aceitação, especialmente em relação ao sabor, textura e equilíbrio de sal, com uma média de 8,27 de aceitação global, já o queijo caprino, embora bem aceito, apresentou uma maior variação na preferência dos consumidores, com uma média de 7,68. Os resultados indicam que, embora o queijo Minas frescal bovino seja preferido na maioria dos aspectos sensoriais, o queijo caprino tem um potencial significativo de mercado, especialmente se forem destacadas suas qualidades nutricionais. A pesquisa sugere que, com estratégias adequadas de marketing, o queijo Minas frescal caprino pode conquistar um público específico, ampliando seu mercado.

Referência(s)