Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PIBID E CAPOEIRA: MOVIMENTO, DANÇA E EDUCAÇÃO

2025; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20873/capibid

ISSN

2595-7341

Autores

Kallyne De Sousa Borges, Layanna Giordana Bernardo Lima,

Tópico(s)

Martial Arts: Techniques, Psychology, and Education

Resumo

O presente relato tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que promoveu atividades pedagógicas de capoeira com a turma do quinto ano, em uma Escola Municipal do Estado do Tocantins no ano de 2023. Tendo como base o relatório PIBID e pesquisa bibliográfica, foi elaborado o presente texto. A atividade pedagógica analisada foram os momentos da oficina: “Capoeira na escola”, com objetivo de desenvolver a musicalidade, coletividade, movimento e a história da capoeira articulando com as questões étnico-raciais. Desse modo, promover as atividades envolvendo a capoeira nos espaços de aprendizagens de valorização da cultura e história da formação social afro-brasileira, contribuiu para a aprendizagem e enaltecimento da cultura, assim como para a prevenção e o combate ao racismo nas salas de aulas.

Referência(s)