A alfabetização de estudantes Surdos através da Libras
2024; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14393/ot2024v26.n.2.73762
ISSN1983-3857
AutoresTerezinha Cristina da Costa Rocha, Leila Chaves Cunha, Maria José Francisco de Souza,
Tópico(s)Subtitles and Audiovisual Media
ResumoNeste artigo, discutimos os processos de alfabetização de estudantes surdos usuários da Libras. As análises fazem parte de um estudo desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais. A escola recebe um expressivo número de estudantes surdos em fase de alfabetização e conta com professores bilíngues, Libras-Português, e com tradutores intérpretes de Libras. O objetivo do estudo foi compreender como os processos de alfabetização e letramento voltados para estudantes surdos têm sido constituídos, examinando, sobretudo, quais práticas pedagógicas têm sido mobilizadas para o ensino da leitura e da escrita e como ocorreu a participação dos estudantes. Os resultados versam sobre como a escola se organizou para o atendimento aos estudantes surdos, como foram realizadas a leitura e a interpretação de texto nas aulas de língua portuguesa e como foi realizada a produção escrita, em língua portuguesa, pelos estudantes surdos.
Referência(s)