Artigo Acesso aberto Revisado por pares

MINHA VIDA TÁ UM MAR DE BERING

2025; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 10; Issue: 26 Linguagem: Português

10.32748/revec.v10i26.22317

ISSN

2446-7189

Autores

Clécio Bunzen, Elisabeth Maria de Melo,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

O artigo propõe uma discussão sobre a leitura subjetiva a partir de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) com uma turma da Educação de Jovens e Adultos (Melo, 2023). Com base nos estudos sobre Educação Literária e Leitura Subjetiva (Rouxel 2012, 2013b; Rouxel & Langlade, 2013 e 2020; Dalvi, 2018), retomam-se cenas de uma Roda de Conversa Literária com o miniconto “Confissão” de Lygia Fagundes Telles no intuito de destacar a apropriação singular por um grupo de estudantes trabalhadores. A análise destaca a importância da curadoria dos textos literários, assim como a didática das Rodas de Conversa Literárias em que a leitura subjetiva é um dos elementos centrais do processo de formação dos leitores.

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