Artigo Acesso aberto Revisado por pares

CULTURA POPULAR

2025; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 10; Issue: 26 Linguagem: Português

10.32748/revec.v10i26.21486

ISSN

2446-7189

Autores

Wilson dos Santos Souza, Giovane do Nascimento,

Tópico(s)

Cultural and Social Studies in Latin America

Resumo

A cultura popular, que por muito tempo se definiu como manifestação folclórica, apresenta um sem-número de expressões, entre as quais uma em especial conhecida como Boi, que se desdobra em diversas denominações, tais como: Bumba-Meu-Boi, Boi Bumbá, Boi Calemba Pintadinho, Reis de Boi, Boi de Reis, Boi Pintadinho, Boi Malhadinho, Boi de Mamão, entre outros. Elas envolvem uma conjunção de linguagens artísticas, que se diferenciam pela nomenclatura e como se desenvolve a brincadeira. Este artigo busca compreender, através de um balanço da produção acadêmica entre os anos de 2011 e 2022, como vem sendo estudadas as práticas musicais dos Bois, e mais especificamente nos processos de transmissão musical. Para tanto, identificou-se o quantitativo de trinta e uma produções acadêmicas e organizou-se esse quantitativo em quadros por ano de publicação, tipo de IES e tipo de produção; região, UF e IES de origem; programa e área de avaliação da CAPES. Em seguida elencaram-se categorias deduzidas dos resumos, palavras-chave e sumários, e, em alguns casos, leitura de capítulos. Teceram-se algumas considerações tendo por base os conceitos de decolonialidade, interculturalidade associadas à abordagem etnomusicológica. Palavras-chave: Transmissão musical, política cultural, etnomusicologia.

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