UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DE ONDULATÓRIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): 2009 À 2020

2022; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.31692/2595-2498.v5i1.209

ISSN

2595-2498

Autores

Flávio José de Carvalho Sousa, Marcos Rangel de Moura Sousa, Haroldo Reis Alves de Macêdo,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado com o objetivo de avaliar o aluno ao término da educação básica. Com a reformulação em 2009, passou a servir como avaliação que possibilita o acesso ao ensino superior, atingindo milhões de pessoas inscritas. A proposta da prova era abandonar as questões ditas tradicionais presentes nos vestibulares, e trazer itens contextualizados, testando as competências e habilidades dos candidatos. Baseado em metodologias presentes em outros trabalhos, o desenvolvimento deste artigo se deu pela leitura e análise das questões de Ondulatória presentes nas provas dos anos 2009 à 2020, com o objetivo de classificar quanto ao tipo de item (quantitativo, semiquantitativo e qualitativo) e ao nível de contextualização, apresentando os resultados que servem de auxílio tanto para professores de Física do Ensino Médio como para candidatos que querem conhecer o exame.

Referência(s)