Artigo Acesso aberto

Educação, valores e natureza: a literatura como recurso no ensino de ciências

2025; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/revconv.18n.1-288

ISSN

1988-7833

Autores

Kandice Carneiro de Oliveira Viana, Rebeca Pizza Pancotte Darius,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo investiga o uso da literatura infantojuvenil como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da BNCC e alguns pressupostos da filosofia da educação adventista. O objetivo é explorar como os livros de literatura infantojuvenil selecionados abordam valores de responsabilidade ambiental, empatia, respeito à diversidade e ética. Essas obras foram analisadas a partir dos temas mencionados, por serem valores presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na filosofia adventista de educação, que destaca a interação das pessoas entre si e com o ambiente, especialmente os elementos da natureza. A metodologia adotada possui uma abordagem qualitativa, envolvendo a interpretação e análise de sete obras literárias destinadas ao público infantojuvenil. As obras foram escolhidas porque fizeram parte de um projeto literário de um dos colégios da referida rede de educação. A problemática busca responder de que maneira a literatura infantojuvenil contribui para a formação de valores éticos e morais sobre a natureza e a responsabilidade ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam que as obras literárias têm potencial para contribuir com o ensino de Ciências e a valorização da natureza por evidenciarem personagens e espaços que instigam à reflexão e ao aprendizado de conceitos e atitudes.

Referência(s)