Artigo Revisado por pares

O setor cervejeiro no Brasil: formação nacional, internacionalização e as novas demandas do mercado

2024; Volume: 49; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5016/geografia.v49i1.18306

ISSN

1983-8700

Autores

Silvia Cristina Limberger,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O artigo tem como objetivo demonstrar o processo de industrialização do setor cervejeiro no Brasil, com foco nas empresas Brahma e Antarctica. Essas empresas tiveram origem no final do século XIX, onde surgiram com tecnologia de produção de cerveja de baixa fermentação, fabricando cervejas do tipo pilsen, e promoveram a expansão do capital cervejeiro durante o século XX. Numa linha histórica, procuramos demonstrar também como a globalização do capital afetou a economia cervejeira através da internacionalização, criando novas dinâmicas de produção e comercialização. Atualmente, o setor cervejeiro é controlado pelas empresas belga e holandesa AB InBev e Heineken, que expandiram seus negócios na América Latina através da aquisição de cervejarias nacionais. No século XXI assistimos ao surgimento das microcervejarias, as quais criaram uma nova organização produtiva baseada na diversificação de produtos e um novo conceito de consumir cerveja. Desse modo, a pesquisa trata de desvendar a formação sócio-espacial do setor cervejeiro nacional e sua dinâmica de acumulação, sendo o Brasil o terceiro maior produtor de cerveja do mundo e também o terceiro maior mercado consumidor da bebida.

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