Artigo Acesso aberto

Itinerário do corpo morto e terceirização dos cuidados: a morte como negócio

2025; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.47456/cadecs.v12i1.47378

ISSN

2318-6933

Autores

Karla de Souza Magalhães, Rachel Aisengart,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Este artigo aborda os cuidados com os corpos mortos, com base na delegação social da responsabilidade, da família e comunidade, para serviços terceirizados. As transformações sociais ocorridas ao longo do século XX acarretaram um cres- cimento do mercado funerário no contexto brasileiro, sobretudo a partir dos anos 1980. A pesquisa na qual se baseia este artigo tem como objetivo acompanhar o itinerário do corpo morto, para mostrar como são efetuados os cuidados, por intermédio de ser- viços terceirizados, presentes desde a constatação do óbito, sua notificação, até o destino final, quando os corpos são sepulta- dos ou cremados. O artigo conta com uma contextualização dos estudos sobre o tema e com a apresentação de dados de uma pesquisa etnográfica, empreendida em um cemitério localizado no município de Nova Friburgo – região serrana do estado do Rio de Janeiro. O estudo revelou a existência de um processo de mercantilização da morte, associado à produção de bens de consumo, com o propósito de dissociação entre os fenômenos morte e sofrimento.

Referência(s)