Teatro e Espanhol como ferramentas de expressão
2025; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.59360/ouricuri.vol14.i2.a22078
ISSN2317-0131
Autores Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoEste estudo[1] investiga o processo criativo do audiodrama Los Ciegos[2], desenvolvido no curso de teatro online voltado ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), com alunos acima de 60 anos do programa de Maturidade Ativa “universIDADE” da Unicamp. O objetivo foi analisar como o teatro pode restaurar a criatividade e a crítica em sujeitos educados sob modelos positivistas, afetados pelo Capitalismo Cognitivo e pela perda da “sensibilidade vibrátil”. A metodologia adotou uma abordagem de “Metodologia Ativa”, integrando teatro e ensino de espanhol, com o uso de gamificação e etnografia cartográfica inspirada nos Hypomnemata de Foucault. O Teatro do Oprimido (Boal) e os Jogos Teatrais (Spolin) foram utilizados para estimular a alteridade e a criatividade em um ambiente online. A obra simbolista de Maurice Maeterlinck, “Os Cegos” (1890), foi transformada em audiodrama, com participantes que nunca haviam atuado antes, utilizando técnicas de improvisação e storytelling para processar suas próprias vivências. Os resultados indicaram transformações significativas nos participantes, incluindo maior consciência crítica em relação às fake news, desenvolvimento da criatividade, combate ao isolamento social e ao etarismo. Também foi observada a conquista da fluência em espanhol, com o teatro funcionando como uma ferramenta poderosa para a expressão de histórias pessoais e coletivas. Conclui-se que o teatro online, aliado ao ensino de línguas, promove a restauração da sensibilidade e da criatividade em sujeitos 60+, combatendo o etarismo e fomentando a criação ativa de narrativas críticas em um contexto digital. O projeto se alinha ao 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, “Educação de Qualidade”, e propõe novas formas de Educomunicação, onde o aluno é um criador ativo de conhecimento e narrativas em um mundo interconectado.
Referência(s)