O processo de formação de professor no ambiente virtual: o fórum em perspectiva interacional

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 11 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n11-151

ISSN

1989-4155

Autores

Sandro Luis Silva, Paulo Roberto Barbosa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo propõe uma discussão e uma reflexão a respeito da prática pedagógica com enfoque na interação dos sujeitos envolvidos em um fórum desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem num curso de formação continuada para professores da rede pública do Estado de São Paulo. O curso foi realizado em uma universidade privada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, na modalidade a distância. A fundamentação teórica baseia-se em Belloni (2012), Massetto (2000) e Silva (2014, 2012) e Kenski (2003) no que se refere a EaD e mediação pedagógica, articularam-se os textos entre Belloni (2006) e Kenski (2003), além de Marcuschi (2008) e Maingueneau (2011 e 2015) e Dionísio (2011) quanto à ideia de texto, discurso e multimodalidade. Pela discussão pelos resultados preliminares apresentados, é possível afirmar que ainda não há implementada uma cultura digital em cursos de formação de professor – seja inicial, seja continuada, embora existam políticas pública que a favoreça.

Referência(s)