EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS
2025; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.61164/rmnm.v1i1.3481
ISSN2178-6925
AutoresPedro Emílio Amador Salomão, Andréia Teixeira Oliveira Santos,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO presente artigo aborda as mudanças propostas pela CAPES para o ciclo avaliativo 2025-2028, destacando a transição de um sistema baseado na reputação dos periódicos (Qualis) para uma abordagem que prioriza a qualidade intrínseca dos artigos científicos. A nova sistemática introduz três metodologias principais: indicadores bibliométricos do periódico, indicadores diretos do artigo e uma análise qualitativa detalhada. Essas alterações buscam corrigir distorções do sistema anterior, promovendo uma avaliação mais justa e equilibrada. Além de incentivar a inovação e a diversidade, o modelo híbrido almeja valorizar a relevância científica e o impacto social das pesquisas, contribuindo para um ecossistema acadêmico mais inclusivo e eficaz.
Referência(s)