Definindo metodologia para acompanhamento de egressos num Instituição de Ensino Superior (IES)
2025; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55905/revconv.18n.1-373
ISSN1988-7833
AutoresFabiana Lucena Oliveira, Luciano Balbino dos Santos,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente trabalho apresenta os resultados da aplicação de questionário aos egressos do Curso de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com o objetivo de identificar o perfil social (i), o desenvolvimento de carreiras (ii) e a participação da UEA em suas trajetórias profissionais (iii). Trata-se de curso regular de graduação, autorizado desde 2001, e que ainda não havia realizado uma pesquisa oficial, apesar das orientações de avaliações trienais, do Conselho Estadual de Educação Amazonas, entidade representativa do Ministério da Educação, no âmbito de universidades estaduais, como é o caso da UEA. Identificado o universo, foi selecionada uma amostra e aplicado o questionário eletrônico. As respostas trouxeram esclarecimentos sobre a aprovação no exame da OAB, preferência de carreira, alocação nos setores público ou privado, faixas salariais, percepção do conteúdo recebido durante a graduação, percepção sobre a atividade docente e infraestrutura do curso. Também foram recebidos comentários espontâneos que exemplificaram os pontos fortes e fracos, para suas respectivas avaliações pela coordenação e professores do curso. O objetivo principal na obtenção das respostas, foi validar o questionário, para que este possa se transformar numa ferramenta frequente de pesquisa, utilizada pela coordenação de curso, e deste modo atender aos pré-requisitos do Conselho Estadual de Educação, e principalmente, preparar o curso para as demandas do mercado de trabalho.
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