Pela estrada de tijolos amarelos: narrativa (auto)biográfica de um aprendiz de Geometria
2025; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 17; Issue: 40 Linguagem: Português
10.33871/nupem.2025.17.40.8974
ISSN2176-7912
AutoresGabriel de Oliveira Soares, José Carlos Pinto Leivas,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoInspirado pela jornada de Dorothy, em O Mágico de Oz, este trabalho tem por objetivo refletir, em uma perspectiva (auto)biográfica, a trajetória pessoal do primeiro autor acerca de suas aprendizagens relacionadas à Geometria e ao ensino desse tópico a partir da participação em um Grupo de Estudos em Geometria, estabelecendo, sempre que possível, relações com os Domínios do Conhecimento Matemático para o Ensino, propostos por Ball, Thames e Phelps (2008). Por meio da reflexão do vivenciado até então, busca-se estabelecer possíveis contribuições dessa participação na (re)construção de meu conhecimento, além de visitar reverberações dele ao longo de minha trajetória enquanto professor. Após as reflexões, é possível constatar que a participação em grupos de estudos pode promover, de fato, o desenvolvimento profissional de seus participantes, favorecendo a aprendizagem em um ambiente posterior à formação inicial.
Referência(s)