Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desvendando letramentos

2025; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14393/rep-2024-73859

ISSN

1982-7660

Autores

Géssica Gonçalves Santos Gracioli, Laissy Taynã da Silva Barbosa, Jonielly Pereira dos Santos, Elisa Borges de Alcântara Alencar,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o capítulo dez, “O que sabemos e queremos do ensino médio”, inserido na composição do livro didático Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem, e como ele contribui para o aprendizado de Língua Portuguesa dos estudantes de uma escola da zona rural de Itupiranga, Pará, na perspectiva dos letramentos. Para tal, foi realizada uma reflexão teórica sobre os letramentos (Soares, 2009; Ferraz, 2019; Ferreira; Costa; Demo, 2023; Stokes, 2002) em consonância com a linguística aplicada (Almeida, 2009; Monte Mor, 2015). Os resultados evidenciaram que o debate sobre a transição escolar é interessante e pode contribuir para essa passagem dos jovens dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio. Todavia, é essencial a (des)construção de alguns conceitos e paradigmas que reduzem os contextos reais de aprendizagem na educação do campo, bem como a necessidade de transgredir as limitações do livro didático.

Referência(s)
Altmetric
PlumX