
Desvendando letramentos
2025; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14393/rep-2024-73859
ISSN1982-7660
AutoresGéssica Gonçalves Santos Gracioli, Laissy Taynã da Silva Barbosa, Jonielly Pereira dos Santos, Elisa Borges de Alcântara Alencar,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste trabalho tem como objetivo analisar o capítulo dez, “O que sabemos e queremos do ensino médio”, inserido na composição do livro didático Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem, e como ele contribui para o aprendizado de Língua Portuguesa dos estudantes de uma escola da zona rural de Itupiranga, Pará, na perspectiva dos letramentos. Para tal, foi realizada uma reflexão teórica sobre os letramentos (Soares, 2009; Ferraz, 2019; Ferreira; Costa; Demo, 2023; Stokes, 2002) em consonância com a linguística aplicada (Almeida, 2009; Monte Mor, 2015). Os resultados evidenciaram que o debate sobre a transição escolar é interessante e pode contribuir para essa passagem dos jovens dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio. Todavia, é essencial a (des)construção de alguns conceitos e paradigmas que reduzem os contextos reais de aprendizagem na educação do campo, bem como a necessidade de transgredir as limitações do livro didático.
Referência(s)